quarta-feira, 4 de maio de 2011

VIAGEM AO PASSADO

Amigos e amigas, hoje olhando o site da Prefeitura Municipal de Santiago como faço diariamente para saber as noticias de minha amada cidade, deparei-me com o belissimo video da ESTAÇÃO DO CONHECIMENTO que com certeza foi feito pelo professor Rodrigo Neres, meu filho postiço e afilhado, talentoso e altamente qualificado na funçao que exerce do qual sou muito orgulhosa, fechei os olhos e voltei ao passado. Anos 60 e 70 o meio de transporte mais usado era o trem, tendo em vista que as estradas nao eram asfaltadas e quando chovia tornavan-se intransitáveis. Meus avós maternos moravam no CURUÇU e uma vez no mes meus pais levavam eu e minha irmã para visitá-los,era o passeio mais esperado para ver os avós e especialmente para andar de trem. Minha mae nos vestia com a melhor roupa assim como ela e meu pai, preparava o lanche e tomavamos o rumo da Estação Férrea comprar os bilhetes para iniciar a aventura. O coraçao vinha até a garganta enquanto ficavamos sentados nos bancos de madeira na plataforma da Estaçao na expectativa da espera do trem, sabendo que a qualquer momento o sino badalaria anunciando a chegada, era uma verdadeira aventura que marcou, com certeza quem faz parte dessa época viveu essa façanha fantástica e inesquecível. Já nos anos 70 surge o trem PAMPEIRO, fazia a linha de Santiago, Santa Maria a Porto Alegre, mais moderno, com poltronas reclináveis, cabines e restaurante, caminhavamos de um vagão para o outro, ofereciam revistas, a comida muito gostosa. Tudo isso em poucos minutos passou pela minha mente e transportei-me vivendo intensamente um passado que faz parte de minha história e hoje olho num video. Foi maravilhoso. Abram a página da PREFEITURA E CLIQUEM NO VIDEO DA ESTAÇÃO DO CONHECIMENTO.


VENHAM COMIGO, FAÇAM ESSA VIAGEM. É FANTÁSTICA.

2 comentários:

  1. Me emocionei lendo nossas lembranças do passado, quando nosso único meio de transporte em épocas de chuvas era o trem. Visitar os avós na colonia então, viajando no Maria Fumaça era nossa grande aventura. Tomara se concretize ém santiago a ferrovia turística que ligará Santiago a jaguari; por isso os empresários santiaguenses teriam que se empenhar um pouco mais, creio vai ser vantajoso a todos eles que se envolverem e principlamente ao turismo de nossa cidade! Vou olhar o vídeo agora, deve ser muito bom mesmo, ainda mais se foi com a ajuda de Rodrigo Neres!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Jane, fico feliz com suas palavras. Só está faltando vir pessoalmente conhecer a beleza da Estação do Conhecimento.

    Abraços Poéticos!

    ”E, de qualquer forma, às cegas, às tontas, tenho feito o que acredito, do jeito talvez torto que sei fazer” Caio F.

    ResponderExcluir

Amigos e amigas,muito obrigado pelo comentario.Sintam-se a vontade para constituir seus pensamentos.